Mesmo com o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, anunciando que o município tem estoque suficiente para vacinar toda a população geral acima dos 50 anos, a prefeitura se propõe a vacinar apenas pessoas acima de 54 até o fim desta semana.
>> LEIA TAMBÉM:
- Rio Branco tem doses suficientes para vacinar toda população de 50 a 59 anos, diz secretário
- Acre tem novo surto de Covid-19 e confirma quase 400 casos em 24 horas
- Vereadora Michelle Melo cobra urgência na vacinação geral da população de Rio Branco
Com horário de vacinação entre 8h e 16h, logo a demora no processo de imunização começou a ser alvo de críticas por parte de autoridades e da própria população. Um dos críticos foi o vereador Emerson Jarude (MDB), que comparou a vacinação em Rio Branco com o mutirão que aconteceu em Manaus (AM) no fim de semana, onde 71 mil pessoas acima dos 40 anos foram vacinados em 25 horas seguidas.
Manaus está há 25 horas vacinando sem parar. Foram imunizadas 71 mil pessoas com 40 anos ou mais. E vão continuar vacinando nesse domingo.
Rio Branco tem vacina suficiente para imunizar 100% do público de 50 a 59 anos, desde a semana passada, mas ainda nem começamos.
— Emerson Jarude (@emersonjarude) June 13, 2021
Uma das justificativas é a falta de efetivo para aplicar as doses, sobre esse assunto, a vereadora Michelle Melo (PDT) ofereceu uma solução barata e eficaz: utilizar acadêmicos do curso de enfermagem no processo. Segundo a pedetista, os estudantes já se disponibilizaram:
Pra avisar as autoridades que os acadêmicos de enfermagem da Ufac já se disponibilizaram como voluntários para mutirão de vacina! Nada é impossível ao que crê! #vacinaja #VacinaParaTodos
— Dra. Michelle Melo #VacinaParaTodosJá (@DraMichelleMelo) June 14, 2021